Dia do Capoeirista

A capoeira é uma expressão cultural conhecida também como uma arte marcial brasileira, misturando uma dança e luta típica do Nordeste do Brasil, especialmente na Bahia.

A origem da data se deu em três de agosto, pois foi nesse dia que o Governo do Estado de São Paulo criou a lei nº 4.649, de 1985, que instituiu o Dia do Capoeirista.

Somente quarenta anos depois, o presidente da República Getúlio Vargas veio a liberar uma série de manifestações populares, entre elas a capoeira, que hoje ambiciona figurar nos jogos olímpicos.

Considerada como patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o batizado é o mais importante ritual capoeirista. Quem comanda o batizado é o capoeirista mais graduado do grupo, seja ele mestre, contramestre ou professor. Os alunos jogam com um capoeirista formado e devem tentar se defender. Normalmente o jogo termina com a queda do aluno, momento em que é considerado batizado, mas o capoeirista formado pode julgar a queda desnecessária.

Desta forma, os alunos novos recebem sua primeira corda e demais alunos podem passar para graduações superiores. É tido com um dos momentos mais honrosos para o capoeirista.

data0308

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *