Dia do Combate à Injustiça

Injustiça é um ato contrário à justiça, uma ofensa do direito, ou a impunidade para aqueles que burlaram o sistema jurídico, ético ou moral. Dificilmente se encontrará uma pessoa que não tenha sofrido pelo menos uma injustiça ao longo da vida. Por outro lado, há nações e minorias em permanente situação de desigualdade social, como as mulheres do Afeganistão.

Há muitas formas de se fazer injustiça: condenar um inocente; discriminar alguém por sexo, cor, raça, religião, condição social ou orientação sexual; e outras, como o abuso de poder, a exploração do trabalho, etc. Existem também as injustiças mais sutis, mas não menos deploráveis, como tomar o mérito de outra pessoa; falar mal de alguém sem estar na sua presença; e valer-se de vantagens ilícitas para ganhar, seja uma competição, uma promoção ou mesmo uma disputa amorosa.

Uma boa prática para homenagear o dia do combate à injustiça é revisar as próprias atitudes e aceitar o desafio de mudá-las, mesmo que isto represente perdas de quaisquer natureza. Lembre-se que ao final da jornada, a única vitória possível é a felicidade de ter vivido uma experiência que contribuiu para o crescimento das pessoas e a melhoria do planeta, o que se faz com solidariedade e justiça.

DiadoCombateaInjustica

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *