Dia do Paraquedista

DiadoParaquedista

A data homenageia uma das invenções mais interessantes do século XVIII, o pára-quedas. Os paraquedistas são as pessoas que usam os pára-quedas, seja por motivos relacionados à serviços militares ou simplesmente por diversão, fazendo dos “saltos” um verdadeiro hobby.

O ser humano sempre esteve fissurado em conquistar os céus, tentando, já há muitos anos, dominar um método que o fizesse voar. Com os pára-quebras, o homem viu a possibilidade de “controlar” e “desviar” parte dos bloqueios naturais e físicos que impediam a realização do seu “sonho”.

Origem

O Dia do Paraquedista é comemorado em 22 de Outubro em homenagem ao paraquedistaAndrews Jacques Garverin. Em 1797, baseando-se em um modelo aerodinâmico de Da Vinci, Garverin saltou de um balão e imortalizou-se como o primeiro ser-humano a “pular de pára-quedas”.

No entanto, o equipamento só foi aperfeiçoado no século XIX. O salto com pára-quedas feito a partir de um avião só aconteceu em 1912, uma iniciativa do capitão do exército norte-americano Alverty Berry. Nascia ali um elo entre as Forças Armadas e o paraquedismo, ligação essa que dura até os dias de hoje.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *