Dica: Como cuidar dos calçados

dica16102015

Na hora da limpeza, nunca molhe seu calçado, muito menos mergulhe-o na água. Isto pode ser desastroso, pois danifica os materiais, a cor e a textura. Obviamente, máquina de lavar está completamente fora de cogitação.

Independente do material do seu sapato, delicadeza é palavra-chave. Jamais esfregue com força ou passe esponjas grossas. O ideal é saber a forma mais adequada de limpeza para cada tipo de matéria-prima como listamos a seguir:

COURO EM GERAL

Umedeça levemente uma flanela macia e passe delicadamente sobre a superfície para retirar a sujeira. O ideal é utilizar produtos impermeabilizantes para calçados que existem no mercado logo que eles sejam comprados, pois isto evita a absorção de líquidos pelo couro desde seu primeiro uso. Sprays, graxas e pomadas próprias também evitam o ressecamento e o aparecimento de rachaduras.

COURO TIPO CAMURÇA E NOBUCK

Escovas de cerdas bem macias são o principal aliado deste tipo tão delicado de couro. Existem escovas próprias para camurça e nobuck, mas isto não é obrigatório; basta serem bem macias. As escovas devem ser utilizadas sempre secas.

COURO TIPO CROCO E COBRA

Use apenas flanelas e panos macios secos. Assim fica mais fácil de retirar a sujeira que por ventura se acumule nas texturas.

COURO VERNIZ

Utilize somente flanelas e panos macios umedecidos. Jamais use escovas, pois elas podem riscar o verniz.

O que você precisa saber sobre unhas decoradas, está aqui no Mundochique …

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *