Dica: Para Dormir Facilmente

dica08092015

1. Respiração

Nada mais é do que imitar o padrão respiratório que você tem durante o sono. Dessa maneira, o corpo entende que você está, ou deveria estar dormindo, mesmo quando a mente não está relaxada.

  1. Olhos

Primeiro de tudo, é preciso parar os micros movimentos dos olhos. Como nossos olhos estão sempre procurando por mudanças e movimentos durante o dia, aqui temos que fazer o efeito contrário: mantê-los parados. Para relaxar os músculos oculares, dá para girá-los em círculos em sentido horário e anti-horário várias vezes, até deixá-los completamente parados por um tempo.

  1. Pausas

Às vezes, o corpo não consegue relaxar completamente mesmo assim, mas ainda há algumas opções que podem colaborar. Uma delas é fazer pausas durante a respiração. Primeiro, se exala profundamente, e depois se faz a pausa de 2 a 3 segundos, para continuar a respirar normalmente mais uma vez. As pausas podem ser feitas de quinze em quinze segundos, para diminuir a tensão.

  1. Músculos

Contração muscular é uma das formas de indução ao sono mais comuns e eficientes. Depois de fazer as dicas acima, quando o corpo já estiver parcialmente paralisado, tente contrair os músculos, e observe os resultados. A contração afeta os músculos à volta (por exemplo, se você contrair o antebraço direito, o braço direito inteiro vai ficar em estado de paralisia). As contrações podem ser feitas cada 1 a 2 segundos, e precisam ser gentis; o procedimento funciona tão bem porque nossos músculos costumam se contrair enquanto sonhamos, e ajuda a enganar o corpo.

Se a ordem não for seguida, a eficácia não é garantida, e a maior parte desses exercícios não costumam funcionar apropriadamente se o corpo já não estiver parcialmente paralisado.

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