Dica: Unhas com manchadas

dica16092015

Unhas com manchas brancas 

As manchas brancas são causadas por batidas.

Chamada de leuconíquia, essa alteração é comumente causada por pequenos impactos na unha. Batê-la sobre a mesa do trabalho, por exemplo, pode causar alterações na matriz ungueal, a fábrica da unha, e causar um depósito aumentado de melanina, que dá origem à manchinha.

A alimentação pobre em nutrientes e minerais, por sua vez, pode deixar as unhas menos resistentes a essas batidas, causando as marcas. É possível que as marcas apareçam também em consequência de micoses. Se as manchas tomarem mais de 50% de uma unha ou apareceram na maioria das suas unhas, procure um médico.

Unhas azuladas 

As extremidades do corpo, como as pontas dos dedos, tendem a ficar azuladas quando o sangue chega a essas áreas já com quantidades baixíssimas de oxigênio. Isso pode acontecer em pessoas com doenças respiratórias, como asma, enfisema pulmonar ou bronquite.

Linha escura na unha

Linhas escuras podem ser causadas por fricção excessiva.

A melanoniquia estriada é causada pelo aumento da produção de melanina na unha. Alguns motivos para alteração são infecções por fungo, atritos constantes, uso de alguns antibióticos, doenças intestinais e câncer de pele.

Unhas amareladas 

Além do tabagismo, que deixa as unhas amareladas em função de substâncias presentes no cigarro, infecções por fungos e esmaltes de baixa qualidade também podem causar o problema. Essa última pode deixar pigmentos em unhas fragilizadas. Mais raramente, doenças do fígado, dos rins e psoríase também podem gerar o amarelamento.

Unhas amarelas podem ser causadas por fungos.

Unhas esverdeadas 

As unhas podem ficar esverdeadas caso haja uma infecção pela bactéria Pseudomonas aeruginosa. Nesse caso a unha fica mesclada com tons esverdeados e pretos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *