N.Sa. da Boa Viagem

Nossa Senhora da Boa Viagem é uma devoção mariana (hiperdulia) da Igreja Católica comum em Portugal e no Brasil, para onde foi levada homens do mar. Ermidas e capelas foram levantadas em honra de Nossa Senhora com este título. Em Portugal, são comuns junto ás estradas principais para abençoar quem por lá passa. Algumas delas se transformaram em santuários que recebiam a visita de um grande número de devotos.

Os portugueses sempre foram devotos de Nossa Senhora da Boa Viagem, tanto que o mais antigo Santuário dedicado à Nossa Senhora da Boa Viagem fica localizado a duas léguas de Lisboa.

Na vila de Ericeira, Portugal, todos os anos, desde 1947, do dia 15 a 18 de agosto, a Senhora da Boa Viagem é homenageada com bailes, espetáculos, procissões e missa campal.

A Nossa Senhora da Boa Viagem é também santa padroeira da vila portuguesa da Moita, onde em setembro na primeira semana do mês se realiza durante dez dias as festas em honra da Santa padroeira da vila. com procissões, largadas de touros, corridas de touros, procissão naval, bênção dos barcos tradicionais do rio Tejo.

Tradicional festa de pescadores, conta com uma grande comissão organizadora onde todos os anos o mar e a praia são abençoados. Os navegadores costumavam levar uma imagem da santa em suas embarcações para que tivessem êxito nas suas empreitadas.

data1508

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *